top of page
Buscar

Avanços na modelagem do tema abordado

modelagemdaeducaca

Nesta semana tivemos grandes avanços quanto a modelagem da equação diferencial que representará o nosso estudo. A começar pela definição das variáveis que servirão de base para implementação equação principal, onde estará fundamentada em 4 pilares:

· N: Saída = Número de alunos aprovados em vestibulares;

· P: Participantes = Número de alunos matriculados no CATS

· R: Renda = A renda média dos alunos participante no programa;

· O: Ocupação, onde:

· K = f(N, IP), sendo:


Conseguimos, também, realizar a levantamento dos dados a respeito dos alunos, entretanto, estes não são tão pontuais por não se tratar de coletas realizadas por meios digitais e automatizados, podendo fazer com que a nossa modelagem não seja tão incisiva quanto esperamos.

Para o artigo a ser confeccionado, já conseguidos dar início às partes escritas, como a introdução, tópico onde relacionamos assuntos fundamentais para a desigualdade do Brasil (distribuição de renda, emprego, escolaridade) com o que será apresentado e estudado durante a modelarem e análise dos resultados. Quando a metodologia, abordamos a definição do tema e as reflexões iniciais acerca dele, trazendo, também, a definição do problema e seleção e ajuste do modelo a ser empregado.

Estamos trabalhando no desenvolvimento da fórmula matemática, buscando meios de modelar o todo. Até o momento temos a seguinte equação:


Sendo que os coeficientes serão mais bem ajustados com o auxílio da simulação computacional que realizaremos posteriormente. Apresentamos também o termo diferencial (K), que se trata do rendimento, tanto dos alunos quando dos professores e voluntários. Este coeficiente se trata de diferencial, uma vez que depende de investimentos realizados anos anteriores e parte deles permanecerão para os anos subsequentes, fazendo com que o K tenda a aumentar ao longo dos anos, trazendo sempre melhorias.

Tivemos grande dificuldades na realização do levantamento dos dados, como já foi abordado anteriormente. Outro assunto que nos trouxe desafios foi a necessidade do tratamento de pessoas com o olhar matemático, manipulando-as como sistemas dinâmicos.

Por não termos encontrado bibliografias próximas ao que estamos desenvolvendo, estamos realizando aproximações, trazendo limitações, tanto matemáticas quanto de ementa, para que consigamos realizar o trabalho sem fugir do que a disciplina aborda.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Relatório Final

Esta semana finalizamos nosso relatório sobre Modelagem das aprovações em vestibulares dos alunos do curso assistencial Theodomiro...

Comments


bottom of page